Posturologia Clínica e Baropodometria

A Posturologia estuda a postura de forma a avaliar as alterações posturais buscando a causa da disfunção. A postura corporal se modifica de acordo com informações sensoriais que o cérebro recebe através dos sensores posturais que são: Os pés, os olhos, a boca e o ouvido interno (labirinto).

Como os pés estão sustentando o corpo todo, eles podem gerar dor à distância, retroalimentando alterações posturais. Quando temos uma dor e fazemos exames de imagem que não definem diagnóstico, ou tentamos diversos tratamentos, sejam eles medicamentosos alternativos ou cirúrgicos sem êxito, é provável que o problema esteja associado a Posturologia. Às vezes a causa pode estar na pisada, em uma cicatriz, em uma perna mais curta, problemas de mordida (ATM, língua, bruxismo, ausência dentário).

A Posturologia utiliza palmilhas posturais que são confeccionadas após avaliação minuciosa e integrada de como o corpo humano funciona de forma estática e dinamicamente no espaço, bem como padrões comportamentais. Além de utilizar exame computadorizado de Baropodometria e Estabilometria para analisar quantitativamente as alterações posturais.

Como a postura vai se modificando, a palmilha também se modifica no decorrer do tratamento por isso é necessário o acompanhamento periódico, até o momento que o corpo humano sustente o alinhamento sozinho (sem palmilha), para posteriormente realizar o desmame da mesma e verificar se o indivíduo consegue manter esse equilíbrio com exercícios físicos.

Benefícios:

A Posturologia é indicada para tratamento de tendinites, fasciite, artroses, hérnia de disco, ciatalgia, cefaléia, dores em joelhos, quadris, tornozelos e pés, instabilidade de tornozelo e de patela, joanetes, esporão de calcâneo, escoliose, hiperlordose e hipercifose, perda mais curta.

É importante avaliar as crianças com 3-4 anos e adolescentes 9-10 anos pois nessa fase a capacidade de correção é de 70 a 100%. Mas mesmo em fase adulta poderá ocorrer correção de 30 à 40% das alterações.

Contraindicação:

Na avaliação, se o indivíduo estiver com ombros e quadris alinhados não precisa utilizar palmilhas.