Dores ao fazer Home Office?

A pandemia de coronavírus está forçando milhões de pessoas em todo o mundo a trabalhar ou realizar tarefas escolares em home office, muitas vezes em condições abaixo do ideal, o que pode causar todo tipo de tensão e dor muscular.

Isso pode criar problemas ou agravar problemas preexistentes – o que pode ser perigoso, já que consultas médicas e ida ao pronto socorro por dores tendem a ser adiadas devido ao grande movimento de infectados por Covid-19 nos hospitais.

A boa notícia é que alguns cuidados e recursos simples podem organizar sua estação de trabalho ou estudos para minimizar a tensão no seu corpo e maximizar a produtividade.

Dica para melhorar seu Home Office

Acredite: é totalmente possível ajustar seu espaço atual sem precisar comprar móveis novos ou fazer grandes investimentos. Mas há exceções: pessoas que já possuem problemas de dor mais intensa, incluindo túnel do carpo ou dor lombar persistente, poderão precisar de algum tipo de equipamento especial.

- Cadeira

Para ver se a cadeira que você tem usado em seu home office funciona, observe:

  • Seus pés devem estar apoiados no chão enquanto as coxas estão paralelas ao solo;
  • A parte de trás das pernas deve estar ocupando a superfície do assento;
  • Suas costas devem estar encostadas no encosto – use uma almofada ou rolo lombar para ajustar essa distância e garantir o apoio certo;
  • Os apoios para os braços não devem fazer com que você encolha os ombros.

- Tela do computador

Muitos profissionais trouxeram seus laptops do escritório, de forma a manter sua rotina de trabalho – e também a segurança da informação de suas empresas.

A regra geral para a posição do monitor ou da tela do laptop é que ela deve ser um pouco menor do que a altura dos seus olhos. O ideal é que você possa olhar para a tela de modo a manter seu queixo paralelo ao chão. Já a parte inferior do monitor deve estar inclinada para cima, em um ângulo de 15 graus.

Para isso, use livros ou caixas de cabeça para baixo – assim você consegue elevar seu laptop a um nível mais alto.

Lembre-se: este momento vai passar – e você vai precisar de sua saúde plena para retomar sua rotina.