Liberação Miofascial em lutadores de Jiu Jitsu

O período de preparação física que todo atleta de alto redimento possui, podem trazer aumento das tensões musculares, gerando dores e desconfortos em períodos preparatórios e assim diminuindo rendimento do mesmo em seus treinos. 

Atletas geralmente treinam sentindo dores e desconfortos, estes pontos podem ser trabalhados com Liberação Miofascial (Terapia Manual), com o objetivo de aliviar tensões musculares (Trigger Points) e espasmos musculares. 

Geralmente lutadores, sentem muito a região de ombros, lombar, cotovelo e região cervical. Nesse caso se faz importante pensar na mobilidade articular como um todo além de um bom trabalho de força, estabilidade e propriocepção.

Devemos evitar que o atleta deplete seu sistema Neuromuscular e decline sua capacidade fisica e performance. Isso é causado pela postura de luta com ombros protusos protegendo o rosto, também pelo esforço em defender ou executar queda, podendo ser causadas por outros fatores da modalidade. O atleta luta, se lesiona, e sai com um saco de gelo na mão, não sendo avaliado, nem realizando nenhum tratamento imediato em reabilitação.

Até mesmo para orientá-lo no que diz respeito a sua lesão. A liberação miofascial seja ela manual, instrumental ou auto liberação miofascial são capazes de trazer benefícios como aumento da flexibilidade, aumento do limiar de dor e aumento de força.

Isto vai promover melhor performance e rendimento nas competições, causando menos lesões.

Texto: Michel Brum Rodrigues