Há dezenas de variações de yoga, com diferentes estilos e filosofias. Algumas de suas formas são estruturadas como exercício físico, outras são mais centradas na meditação. O Kundalini Yoga é um pouco as duas coisas, mas também se preocupa com a consciência que ativa centros de energia por todo o corpo.
Uma aula de Kundalini Yoga é um ótimo exercício, mas também uma reverência silenciosa que mais se assemelha à que vemos nos templos, e não nas academias. É uma prática física aliada a um trabalho de iluminação espiritual. O Kundalini não se atém a regras estritas ou dogmas. Sua natureza pura permitiu que cada geração, durante milhares de anos, encontrasse um significado pessoal nessa prática.
Seu objetivo é, ajudar os outros a atingir seu Eu Superior. O Kundalini Yoga não se intitula como o único caminho; ele é apenas um caminho, uma ferramenta na jornada de descoberta pessoal de cada indivíduo.
“Kundalini” no sânscrito antigo significa, “serpente enrolada em espiral”. Todos nós nascemos com essa energia, mas precisamos nos esforçar para “desenrolar a serpente”, colocando-nos assim em contato direto com o divino. O Kundalini Yoga é a prática de despertar nosso Eu Superior e transformar energia potencial em energia cinética.