Medicina Tradicional Chinesa

Medicina oriental também chamada de terapia alternativa, vem ganhando cada vez mais adeptos. No Brasil, desde 2006, essas terapias passaram a ser oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como recursos complementares aos tratamentos convencionais. O Ministério da Saúde calcula que, em 2017, cinco milhões de pessoas receberam terapias alternativas.

Nesse contexto, encontra-se a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), cujas práticas milenares oferecem, dentre inúmeros benefícios, o alívio do estresse, auxílio no tratamento da depressão e eliminação de dores.

Um dos fundamentos da MTC é “enxergar” o organismo em sua totalidade, e como parte integrante do ambiente e dos ciclos da natureza, buscando, sempre, a regulação do corpo todo.

Medicina oriental que existe há mais de 5 mil anos originária da China Antiga, está baseada no Taoísmo, que crê na harmonia e no equilíbrio do homem com a natureza como caminho para ele obter a felicidade e longevidade.

Princípios básicos da medicina chinesa:

A concepção de que nós possuímos uma energia vital denominada qi ou chi, que circula por todo o corpo por meio de canais denominados meridianos.

Quando a circulação dessa energia é interrompida pela obstrução desses canais, ocorre a enfermidade.

Quais as principais causas desse bloqueio:

Hábitos comuns e diários do modernismo como: estresse, sedentarismo, má alimentação, sentimentos negativos (angústia, medo, tristeza) e variações do clima.

As práticas chinesas se distinguem das ocidentais porque atuam de forma preventiva e não está focada somente em tratar as patologias.

Principais tratamentos da MTC:

Um dos principais objetivos é entender o estilo de vida, hábitos do paciente e riscos de enfermidades.