Liberação miofascial e seus benefícios para o treino

A liberação miofascial é cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas para melhorar o rendimento nos exercícios e a recuperação pós-treino. A massagem, geralmente realizada com rolo de espuma, alivia e previne dores musculares, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e estimula a circulação sanguínea.  

Para entender como a técnica traz esses benefícios, você precisa saber o que é fáscia, parte do corpo desconhecida para muita gente. Trata-se de uma lâmina de tecido com diferentes espessuras que funciona como uma espécie de envelope e separa as diferentes estruturas do corpo. Ele envolve as articulações, os ossos, os vasos, os nervos, os órgãos, as vísceras e a musculatura, dando sustentação a eles e fazendo com que consigam manter sua forma.

No caso específico dos músculos, a fáscia evita o atrito entre eles, coordena os seus movimentos e tem uma função cognitiva entre os tendões, os ossos e as cadeias musculares. Ela integra a musculatura, permitindo a transferência de energia e possibilitando a ligação dos movimentos entre os segmentos corporais.

Quem pode fazer? 

A técnica é indicada para pessoas de todas as idades e estilos de vida, não só a atletas, já que a movimentação do cotidiano pode trazer desequilíbrios para o sistema miofascial. 

Quem no final do dia não sente alguma tensão no corpo? Ela pode até desaparecer na manhã seguinte, mas seu registro permanece nos músculos e fáscias e, mais cedo ou mais tarde, os reflexos disso podem surgir.